A lua está quebrada


e o céu está rachado


Suba para dentro da CASA

10/07/2008

Come on Up to the House

"Venha para dentro da Casa"


tom waits





Bem, a lua está quebrada


e o céu está rachado



"Venha para dentro da casa" *







As únicas coisas que vem a sua cabeça


São aquelas que você não tem.


"Venha para dentro da casa"


Todas essas lágrimas não vão te fazer bem


Venha para dentro...

Desça dessa cruz, nós podemos usar essa madeira

"Venha para dentro da casa"


REFRAO


Venha para dentro da casa,


Venha para dentro da casa.


"O mundo não é o meu lugar, estou apenas passando por aqui..."


Venha para dentro da casa



Não há luz no fim do túnel,

Não há boas coisas acontecendo



"Venha para dentro da casa"


E você é a soprano principal

Do coral de um drogadão

"Venha para dentro da casa"(mermão)


A vida lhe parece suja, estúpida e curta?

"Venha para dentro da casa".

Os mares estão tempestuosos

E você não vê um porto seguro.


"Venha para dentro da casa"


[REFRAO]

Não há nada no mundo a se fazer...


Você tem que vir para dentro da casa


E você foi esmigalhado pelas forças dentro de você

Venha para dentro da casa


Você está bem no alto

De uma montanha de desgosto


Venha para dentro da casa.

Você sabe que tem de desistir... mas não pode deixar tudo ir

"Venha para dentro da casa."






_________________






http://rapidshare.com/files/151919451/16_-_Come_On_Up_To_The_House.mp3.html


http://br.youtube.com/watch?v=-GugzLSbOQE

(Cifra que eu fiz)
http://cifraclub.terra.com.br/cifras/tom-waits/come-on-up-to-the-house-skmtpk.html


_______________________



* Irons in the fire: varias coisas boas(vantagens) acontecendo ao mesmo tempo. A negativa, então... foi isso aí.



Essa música é do album "Mule Variations" de 1999, da quarta fase (na minha classificação) de Tom Waits. As fases são:

1- Bastard Son of Jazz ("Closing Time", "Small Changes"...)
2- Dark Cabare (Trilogia "Swordfishtrombones" - "Rain Dogs" - "Frank's Wild Years")
3- Evil Plays("The Bone Machine", "The Black Rider")
4- Old Sage ("The Mule variations", "Read Gone")



1)Optei pelo uso de aspas no mote titular pois me parece que ele é mais como um slogan do que um mantra... Tá, eu explico depois.



2)"no irons in the fire"... como eu ia traduzir isso? Deu um trabalhão. Quero agradecer ao judeu que me ajudeu. valeu cadu!



3)Tom Waits metafísico, querendo o outro mundo, a outra vida, a casa que lhe vai dar abrigo e a pátria que lhe vai dar um nome... Tá, eu explico depois.



4)Até, "abrasileirando" os termos, "Come on up to the house" poderia ser, "Suba para casa", no sentido supra-sensível que nessa interpretação o texto tem.











5 comentários:

Anônimo disse...

Massa mal digerida no estômago da Música.

Anônimo disse...

se tudo está ruim, fica aqui comigo porque é menos pior - menos pior para mim. eu sou um alcoólatra, você pode perceber isso pela maneira como canto, mas entre na casa, se afunde comigo porque eu não vou te salvar ou dizer palavras acerca da salvação porque eu não consigo conceber uma afirmação, eu sou fraco e odeio a vida. Preciso me travestir de instituição (casa) para poder afirmar você, porque não sou um romântico - não, não - eu não tenho sonhos, eu só estou afundando e tentando me segurar em qualquer coisa que me impeça de ir mais fundo - venha para baixo você também. eu posso ter me liberto da moral, mas em prol de nada - então isso não é um pedido moralista da minha parte, não acho que tenha algum valor na casa, estou apenas contando com a sua rala moral para inflingir alguma espécie de sentimento de culpa em você, algo que te faça voltar, pois não posso te convencer com base em argumentos pró casa, somente argumentos anti-vida: está bom lá fora? acho que não. Eu só consigo pensar em termos de falta, não estou flutuando no vazio, ou na calmaria a partir da sensação do nada. Eu ainda digo sim às malditas instituições, pois são tudo que eu conheço e concebo. "As únicas coisas que vem a sua cabeça/São aquelas que você não tem" - as únicas coisas que eu penso são as majoritárias e são elas que eu não tenho, porque eu bebo, porque eu perco, porque eu sou fraco. então venha para casa, se afunde comigo, porque só será isso: eu começarei a beber de novo, eu vou te bater ou maltratar e nem tenho vontade de dizer que será de outra maneira.venha para a casa. venha para a merda. (essa é minha tradução da música, como você pediu)

Anônimo disse...

ladies and gentleman... temos dois ilustríssimos anônimos nessa postagem! :)

GALDINO, V. disse...

hahaha!

Filipe Völz disse...

quem quer afirmar a vida? já sabemos que Tom waits é um crente: seja acreditando que todos somos elementos imperfeitos se degradando pateticamente, ou seja acreditando que existe uma verdadeira casa para além dessa sujeira. Pelos dois lados, não há afirmação da vida em tom waits. talvez eu acreditasse que sim antes... mas não há, é claro que não há. E aí eu tenho que perguntar: quem quer afirmar a vida? As coisas nao dão certo nunca, mas vc é uma mula( "Mule Variations") que persiste em viver, e sonha as vezes, vc sonha com o fim da apatria interminável, sonha com familiaridade e e mundanidade, com simplicidade, com autenticidade - por fim, sonha com finitude. Sonha porque vc nao é qualquer um, sonha por que o mundo não é sua casa... se fosse, você não se perguntaria, vc nao sofreria, não agiria, nao se movimentaria em direção a algo mais próprio.
Vc é uma mula, mesmo com tanto arrependimento, com uma vontade sufocante de voltar no tempo, vc sabe que nao faria diferente, vc afirma o arrependimento, vc afirma a não-vida, o nada.
O maldito é maldição,e não pretende torná-la uma benção - o maldito quer esse símbolo estampado em sua fronte, ele afirma isso, ele louva arrepender-se do acontecer histórico que amaldiçou-o e o deu vida pela maldiçao. A força que o criou o arremessou em direção a sua morte. Ele sabe que desde a origem é maldito, pois veio do nada. E ele sabe, por isso (pelo princípio de identidade dos seres ser exatamente aquilo que absolutamente não é), que é possível a autenticidade, e na volta a sua origem ele encontra a maldição, e seu ser, sua propriedade, no nada.