A lua está quebrada


e o céu está rachado


Suba para dentro da CASA

10/08/2008

Little Drop of Poison

"Um pouquinho de veneno"


Eu gosto da minha cidade com um pouquinho de veneno
ninguém sabe, eles estão se organizando pra enlouquecer
Estou completamente só,
fumo meus amigos até o filtro
mas me sinto bem mais limpo depois da chuva

E ela se foi no outono,
esta é a foto dela na parede
ela sempre teve esse pouquinho de veneno

Será que o Diabo criou o mundo enquanto Deus dormia?
você nunca vai conseguir tirar um desejo de um osso*
outro longo adeus e centenas de marinheiros
Aquele profundo céu azul é minha casa

E ela se foi no outono,
esta é a foto dela na parede
ela sempre teve esse pouquinho de veneno

bem, o rato sabe quando está no meio das doninhas
aqui você relaxa um pouco a cada dia
Bem, eu me lembro de quando um milhão era um milhão
eles sempre arranjam um jeito de fazer você pagar
eles sempre arrumam um jeito de fazer você pagar


--------------------

http://www.youtube.com/watch?v=5xJSJ6UBn0w

--------------------

* "wishbone", ou "furcula"... aquele ossinho dos pássaros em forma de "y". Existe uma tradição de que, se duas pessoas segurarem em cada lado do osso e puxarem, quem ficar com a maior parte tem seu desejo garantido. Acho que Tom Waits não acreditava nessa baboseira.


"Eu gosto da minha cidade com um pouquinho de veneno"... e só ela tinha esse veneno. O veneno tornava a cidade mais interessante, ao que parece. Geralmente as pessoas evitam o veneno. Ou não evitam, mas então o veneno mata elas. Poucos passam a vida com veneno nas veias.

Fumar os amigos até o filtro... Os amigos são igualmente venenosos, mas são aproveitados (seria "aproveitados" a palavra mais apropriada...?) até o final. E acabam. E só resta a solidão envenenada.


"Será que o Diabo criou o mundo enquanto Deus dormia?" - uma visão não muito otimista, à la Schopenhauer. Mas deus nem é tão legal mesmo...




E o profundo céu é a casa. Geralmente o mar é profundo e azul. Ninguém fala em céu profundo. Então... por que não o mar? Deve ser porque o mar tem um fim, um fundo. Uma hora o desconhecido se torna conhecido. Já o céu, não se sabe muito bem aonde vai parar. A não ser que se considere o céu somente como a atmosfera da Terra... mas quem faria uma coisa dessas??? O céu não acaba, se espalha em todas as direções, não pode ser limitado por nenhum horizonte rigoroso, até porque, o mundo é circular. Lugar perfeito pra quem não tem lar. Pra quem ficou só com o veneno e perdeu a fonte dele. Aliás, a alma poderia ser bem melhor descrita como um céu profundo, e não como um mar profundo. Ou... não?


"o rato sabe quando está no meio das doninhas" - sei lá o que significa isso... e nem estou interessado. Gosto mais da parte "eu me lembro de quando um milhão era um milhão, eles sempre arranjam um jeito de fazer você pagar" - um milhão costumava ser só um milhão. Agora é muito mais, pelo que parece. Poderia ser menos também? Hmmm... Eles sempre arrumam uma maneira de fazer você pagar. Seja lá quem forem "eles", eles realmente conseguem fazer a gente pagar. Não sei como explicar isso... mas que eles fazem você pagar, isso eles fazem.

2 comentários:

Douglas Malerba disse...

Muito inteligente sua interpretação da musica.
Parabéns.

Sam disse...

Acho que não é só a cidade dele que tem o tal veneno, mas praticamente todas as que ele frequentou e frequenta até hoje, é justamente o tipo de cidade dele, onde os vagabundos, beberrões, marginais, etc, fazem suas moradas.

Acho que os "amigos" que ele fuma até o filtro são apenas cigarros mesmo, ele se refere a eles dessa forma porque são os únicos que não o abandonam, por assim dizer, estão sempre ali para suprir o vício enquanto ele tiver dinheiro para comprá-los, enquanto o resto acaba deixando-o em algum momento de sua vida. Mas pode ter a ver com o que você falou também, é um ótimo ponto de vista que eu não tinha sacado.

Sobre o rato no meio de doninhas, creio que seja uma forma de depreciação própria, já que ratos são menores que doninhas e costumam ser presas das mesmas. Existe inclusive um conto em que uma doninha montava uma armadilha em que se cobria de farinha ou algo parecido, os ratos não percebiam e eram devorados, porém, um rato mais velho e experiente não caiu no truqe, algo desse tipo. Daí dá pra tirar a conclusão de que ele pode estar querendo dizer que, apesar de ter "predadores" loucos para foderem com ele nessa cidade envenenada, ele é muito mais esperto, ainda que menor e mais frágil.